Em virtude da carta que circula nas redes sociais sobre a situação atual do Beach Tennis profissional e seu futuro, a Confederação Brasileira de Beach Tennis, como entidade reguladora do esporte, gostaria de esclarecer seu posicionamento.
A CBBT adota uma postura democrática em relação a atletas e torneios, reconhecendo a importância de todos os eventos para o crescimento do nosso esporte. Acreditamos que o Beach Tennis é uma das maiores ferramentas de entrada no mundo esportivo.
Desde sua fundação em 2009, a CBBT tem estado ao lado dos jogadores, entendendo que é essencial que eles tenham o apoio de uma entidade específica para o esporte que praticam. Ao longo desses quase 15 anos, enfrentamos altos e baixos, o que é normal para um esporte em desenvolvimento. Contudo, com garra e princípios focados 100% no Beach Tennis, estamos construindo uma entidade com bases sólidas e organizadas.
Criamos o STJD do Beach Tennis do Brasil em parceria com o TJD do Amazonas, proporcionando respaldo jurídico para atletas, promotores e entidades. Trabalhamos arduamente para garantir segurança e respeito a todos os atletas, zelando pelas regras e pelo desenvolvimento do esporte.
Ser uma entidade de um esporte novo como o Beach Tennis não é um caminho fácil. Enfrentamos muitos obstáculos, mas temos a convicção de que ser independentes e fiéis ao que somos é maravilhoso. Por isso, a CBBT sempre apoiou a democracia e a diversidade entre os atletas de Beach Tennis.
Apoiamos integralmente a independência dos atletas profissionais, defendendo a criação de uma organização similar à ATP e WTA, que seja liderada por atletas e dirigida com profissionalismo, onde os recursos sejam aplicados 100% no Beach Tennis e na evolução do jogador profissional.
Cabe às entidades regular o esporte, cuidar da base, zelar pela excelência dos jogadores amadores e oferecer suporte aos profissionais, garantindo sua autonomia. Cada jogador é livre para escolher o que é melhor para sua carreira.
Não estamos aqui para dividir ou criar polêmicas, mas sim para ajudar. Nossa única função é unir o Beach Tennis, proteger os atletas e o esporte, sem interferir ou gerenciar a vida profissional dos jogadores.
Atenciosamente,
Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT)