O impacto do Beach Tennis no Quadro Geral de Medalhas do CBC
A parceria entre a Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) já está fortalecendo o desenvolvimento esportivo e a formação de talentos ao redor do Brasil, no caminho certo para levar a modalidade a um patamar jamais visto no país. Em entrevista ao site da CBBT, Emerson Appel, Gerente de Esporte e Relações Institucionais do CBC, falou detalhes sobre como funciona o tradicional Ranking da entidade, e o impacto que o Beach Tennis deve ter no Quadro Geral de Medalhas (QGM).
Em linha gerais, como funciona o Ranking do CBC?
Com a finalização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® apoiados pelo CBC, em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, referentes ao Ano I do Ciclo Los Angeles 2028, que compreende o calendário de competições de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2024, o CBC vem anunciar os resultados oficiais dos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero (da Competição Principal e das Categorias de Base) e o Quadro Geral de Medalhas (QGM) Parcial do Ano I. De forma resumida, e como já é de conhecimento, a partir dos resultados de todos os CBI®, tanto das competições principais quanto das categorias de base, nos dois gêneros (masculino e feminino), os Rankings são consolidados e, por sua vez, refletem medalhas de ouro, prata e bronze (a partir dos 1º, 2º e 3º lugares de cada ranking) no Quadro Geral de Medalhas – QGM. Os critérios específicos estão disponíveis nas Resoluções de Diretoria:
- Resolução da Diretoria nº 001/2022 – CBI, de 22/08/2022 (Estabelece o resultado da principal competição de cada esporte como critério para composição do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero).
- Resolução da Diretoria nº 005/2022 – CBI, de 17/10/2022 (Estabelece critérios para o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero e para o Quadro Geral de Medalhas, disciplinando o ranking das categorias de base).
Quais os benefícios que os clubes podem dar aos atletas ao participar do Ranking?
A partir da definição dos Top 10 dos Rankings da Competição Principal e Categorias de Base, os Clubes já têm garantia de participação de todas as competições do determinado esporte com as passagens aéreas previstas em Plano de Trabalho pactuado entre o CBC e a Confederação/Liga Nacional. Além disso, como citado acima, os três primeiros colocados de cada Ranking levarão medalhas para o QUADRO GERAL DE MEDALHAS – QGM PARCIAL ANO I. Como também já divulgado, o CBC estabeleceu a Matriz de Bônus de Meritocracia Esportiva, composta por critérios que definem o apoio financeiro aos Clubes pelo desempenho esportivo a partir dos resultados nos CBI®. Desta forma, é por meio do Quadro Geral de Medalhas – QGM que é definida a distribuição dos recursos lotéricos referentes aos Eixos de Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE e Recursos Humanos – RH, por descentralização de recursos. Importante relembrar que o peso financeiro atribuído às medalhas é o mesmo, independentemente de ser medalha de ouro, prata ou bronze, advindas da competição principal ou das categorias de base.
Como deve proceder um clube que quer participar do Ranking?
O Clube deve estar integrado ao CBC na qualidade de Aspirante (Primário ou Pleno), Vinculado (Primário ou Pleno) ou Filiado (Primário ou Pleno, subdivisão das categorias de integração de acordo com a estrutura e documentação dos Clubes.
O que os clubes ganham ao participar do Ranking?
Participação em CBI (sendo Top 10 dos Rankings) com passagens aéreas, e recursos em conta corrente para aquisição de materiais e equipamentos esportivos e contratação e manutenção de equipes técnicas e multidisciplinares (apenas os Filiados).
Qual o impacto que o Beach Tennis deve ter no Quadro Geral de Medalhas (QGM)?
Os Clubes que desenvolverem Beach Tennis poderão fomentar ainda mais a prática desta modalidade em suas estruturas, participando de competições com passagens aéreas para competições em todo o território nacional e recursos para os outros dois eixos do Programa de Formação de Atletas (PFA) do CBC. Isto porque o Beach Tennis contribuirá para mais 12 medalhas no QGM, já que com a parceria as competições gerarão dois Rankings da Competição Principal (Masculino – ouro, prata e bronze; e Feminino – ouro, prata e bronze), além das mesmas quantidades de medalhas para os dois Rankings das Categorias de Base.
Como você vê a importância da parceria entre o CBC e a CBBT no desenvolvimento do Beach Tennis no Brasil?
Com o apoio do CBC ao Beach Tennis, destacadamente com as passagens aéreas para competições e também recursos para aquisição de materiais, uniformes, bolinhas, raquetes, tênis, areia para quadra, rede, materiais de fisioterapia e preparação física e etc, além de contratação de profissionais para atuarem com este esporte nos Clubes, tenho a impressão que todos ganharemos em fortalecimento do Beach Tennis. O Brasil é um país continental, e a grande dificuldade para realizar competições é o custo da logística, devido às altas tarifas das companhias aéreas. Com o CBC, atletas e técnicos dos Clubes, e árbitros e coordenadores técnicos da Confederação poderão estar presentes em todas as competições, independentemente do local, dentro dos critérios estabelecidos pela parceria. Será, de fato, um momento ímpar para colocar o esporte em um outro patamar sob a luz da a universalização da formação dos atletas no Brasil com a capilarização dos recursos a serem investidos.