Entrevista exclusiva com o gerente de Relações Institucionais da Embratur

Entre os dias 2 e 6 de agosto, o Brasil sediará, pela primeira vez, o IFBT World Championships de Beach Tennis, e a Confederação Brasileira de Beach Tennis conversou, com exclusividade, com o gerente de Relações Institucionais da Embratur, Júnior Bozzella, sobre a importância desse evento não apenas no âmbito esportivo, mas como instrumento que fomenta o turismo e a economia no Brasil.

 

Confira a seguir a entrevista na íntegra!

 

1. Como você enxerga essa crescente do beach tennis, que tem se destacado como um esporte que atrai turistas e impulsiona o setor de turismo no Brasil?

 

O Brasil tem hoje mais de 1 milhão de pessoas jogando beach tennis e concentra cerca de 60% dos praticantes da modalidade no mundo. Isso, obviamente, faz com que seja natural essa procura crescente pela modalidade. 

Consequentemente temos um aumento na realização de torneios e eventos de beach tennis que movimentam, e muito, o turismo, mas também aquecem outros setores da economia, desde o comércio, até escolas da modalidade, confecção de roupas e equipamentos esportivos, enfim, é uma cadeia fomentada por esse tipo de turismo.

 

 

2. O 22º World Championships de Beach Tennis será realizado em Fortaleza em agosto, com mais de 1000 participantes de 16 países diferentes. Como você vê o impacto desse evento no turismo brasileiro?

A realização do mundial de beach tennis aqui no nosso país injetará milhões na economia brasileira e vai de ter um impacto importantíssimo na economia do Ceará. Além dos atletas que vem ao Brasil para competir, temos técnicos, familiares, e pessoas do próprio país que vão à Fortaleza para acompanhar a competição. Estamos falando em milhares de pessoas com poder aquisitivo de dentro e fora do Brasil, se hospedando na nossa rede hoteleira, consumindo nos nossos restaurantes e frequentando o nosso comércio e pontos turísticos.


 

3. Quais são os benefícios e oportunidades que eventos esportivos como o World Championships de Beach Tennis trazem para a economia local e nacional?

Além do impacto direto na rede hoteleira e comércio, como já citamos, temos o impulsionamento do setor aéreo, com turistas vindos de fora do país aproveitando a oportunidade para conhecer outras regiões do país, e o aumento da oferta de emprego, uma vez que a realização de eventos desse porte acaba gerando uma grande demanda por mão de obra local.


 

4. Como a Embratur enxerga a relação entre o turismo e o esporte, especialmente o beach tennis, e qual é o papel da Embratur em promover essa conexão?

O Esporte tem um poder de mobilização gigante, além de todos os aspectos positivos ligados à saúde e qualidade de vida. Quando falamos na realização e promoção de eventos esportivos isso tudo está atrelado, e no caso do beach tennis, especificamente, envolve um núcleo que abrange todas as idades, pela característica inclusiva do beach tennis, e pessoas com alto perfil de consumo, o que tem impacto muito positivo no Turismo e na economia.


 

5. Como a Embratur enxerga as parcerias entre órgãos esportivos, como a Confederação Brasileira de Beach Tennis, e instituições de turismo para promover o esporte como um fomentador do turismo no país?

Essas parcerias são excelentes e tem tudo para se expandir também para outras modalidades. A Confederação Brasileira de Beach Tennis está de parabéns pela iniciativa. O nosso objetivo é que outros eventos como esse sejam realizados pelo Brasil a fora nos próximos meses.


 

6. O beach tennis é uma modalidade que se beneficia das belas praias brasileiras. Qual é a visão da Embratur em relação ao desenvolvimento da infraestrutura esportiva no Brasil para apoiar a prática do beach tennis e outros esportes que atraem turistas?

O Turismo esportivo vem ganhando cada vez mais destaque, e acompanhando isso, entendemos que é nosso papel estreitar a aproximação junto aos órgãos esportivos, das mais variadas modalidades, para entender quais são as principais demandas e, a partir daí, trabalharmos o direcionamento dos investimentos no intuito de fomentar esse tipo de turismo.


 

7. Pensando no futuro, quais são as perspectivas para o beach tennis no Brasil em termos de atrair mais turistas, sediar eventos internacionais e fortalecer a imagem do país como destino esportivo?

As perspectivas são as melhores possíveis. É extremamente positivo para o nosso país atrelar a imagem do Brasil como destino esportivo, e tudo o que estiver ao nosso alcance para isso, para incentivar e fomentar o turismo esportivo, será feito. 

 

Compartilhe:

Pular para o conteúdo